sexta-feira, 1 de maio de 2009

DIA DO TRABALHO


DIA DO TRABALHO

Hoje é feriado nacional, não só no Brasil como em vários países.
No dia primeiro de maio comemora-se o dia do trabalho e
neste dia muitas festas, passeatas e reivindicações acontecem
em várias partes do mundo.
Foi em 1° de maio de 1 886, que em Chicago, nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas, reivindicar melhores condições de trabalho, como por exemplo, a redução de trabalho de 13 para oito horas diárias, ocorrendo neste mesmo dia uma greve geral dos trabalhadores.
Dois dias após, um conflito entre policiais e trabalhadores, provocou a morte de alguns manifestantes, gerando revolta nos trabalhadores, o que provocou novos conflitos.
Em 4 de maio, alguns manifestantes atiraram uma bomba contra os policiais, que revidaram ao ataque, resultando na morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas. A Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano, em homenagem aos que morreram nestes conflitos. No Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde 1895, mas, somente em setembro de 1925 tornou-se oficial, com um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- 1º de maio de 1940: Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, o qual deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educaçãoe lazer)

-1º de maio de 1941: Foi criada a Justiça do Trabalho, com o intuito de resolver questões judiciais relacionadas especificamente as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Fontes:
(Texto redigido com base em dados pesquisados no site: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_trabalho.htm
Imagem:
http://2.bp.blogspot.com/_hxCENfjvqa0/SE1cwJkKtmI/AAAAAAAAAXg/kLMWHxpajiQ/s400/10951_dia%2520do%2520trabalho.jpg

Nenhum comentário: