sábado, 1 de maio de 2010

1° de Maio – DIA DO TRABALHADOR

1886 – Milhares de pessoas saíram às ruas de Chicago , para uma manifestação, cuja finalidade era reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias, dando início a uma greve geral nos EUA. Um conflito com a polícia, em 3 de maio, acabou resultando na morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, nova manifestação, como protesto pelo ocorrido, terminou com o lançamento de uma bomba contra os policiais, que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia reagiu, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket. 20 de Junho de 1889, aconteceu a segunda Internacional Socialista em Paris que decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas diárias de trabalho. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.
1 de Maio de 1891 Uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes, servindo esse acontecimento, para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadore. Meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado.
1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outro países.
1924, no governo de Artur Bernardes, a data foi consolidada no Brasil, e a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data.
01 de maio de 1943: Foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.

A TODOS OS TRABALHADORES UM FELIZ DIA DO TRABALHO!

Fontes de Pesquisa:
wikpedia.org
brasilescola.com

Nenhum comentário: